Equilíbrio: efeito do íon comum

por Alfredo Mateus

Estudar sobre o equilíbrio químico não é uma tarefa fácil, e os alunos apresentam diversas dificuldades para entender os conceitos associados a esse conteúdo. 

O uso da experimentação pode contribuir para ampliar o entendimento dos estudantes, especialmente quando acompanhado de uma ampla discussão sobre o que foi observado. 

No artigo de hoje, vamos descrever um experimento que pode ser usado ao se apresentar o equilíbrio ácido-base. Ele mostra o que acontece com o equilíbrio de dissociação do ácido acético quando se adiciona íons acetato.

Preparando o experimento

Você vai precisar de:
  • solução de ácido acético 2 mol/L
  • solução de acetato de sódio 2 mol/L
  • solução de ácido clorídrico 2 mol/L
  • carbonato de cálcio sólido
  • solução de indicador universal
  • pasta L de plástico transparente
  • folha impressa com instruções para os alunos
  • conta-gotas

Realizando o experimento

Coloque as soluções em frascos conta-gotas, para facilitar o seu uso. Coloque a folha impressa dentro da pasta L. 

Adicione 2 gotas da solução de indicador universal em cada um dos círculos, diretamente sobre o plástico.

No primeiro círculo, coloque 3 gotas de ácido acético.

No segundo círculo, coloque 3 gotas de solução de ácido acético e três gotas de solução de acetato de sódio.

Já no terceiro círculo, coloque 3 gotas da solução de ácido clorídrico. Observe as cores do indicador universal em cada círculo. 

Adicione uma ponta de espátulo de carbonato de cálcio em cada um dos círculos. Observe e compare  a reação em cada círculo.

O que acontece

Para entender o que acontece no experimento, primeiro temos de considerar a ionização do ácido acético, CH3COOH, que é um ácido fraco. A equação abaixo representa essa ionização:
Chamamos esta reação de ionização, pois o ácido acético é um composto covalente, em que não existem íons. Quando em solução aquosa, uma parte das moléculas do ácido acético ioniza, formando o íon acetato e o íon H+. Dizemos que um ácido é mais ou menos fraco, dependendo do quanto este equilíbrio está deslocado para a direita. No caso do ácido acético, a grande maioria das moléculas permanece sem se ionizar. Isso é muito diferente do caso de um ácido forte como o ácido clorídrico, onde todas praticamente as moléculas se encontram ionizadas. Assim, o pH de uma solução de ácido clorídrico será menor (a solução será mais ácida) do que uma solução de ácido acético de mesma concentração. Quando adicionamos acetato de sódio a uma solução de ácido acético, estamos aumentando a concentração de íons acetato. O acetato de sódio é um sal, um composto iônico, e é bem solúvel em água. Assim, uma solução de acetato de sódio está 100% dissociada em íons. Dissociação é o processo pelo qual um composto iônico se separa nos íons correspondentes em solução.

O  acetato de sódio causa um deslocamento do equilíbrio químico da ionização do ácido acético para a esquerda, promovendo a formação de ácido acético não ionizado. Como resultado, a quantidade de íons H+ diminui na solução, tornando-a menos ácida e aumentando o pH.

Segundo o princípio de Le Chatelier, quando um componente de um sistema em equilíbrio é adicionado, o sistema se ajusta para reduzir o efeito dessa adição. Neste caso, a adição de CH3COO faz com que o equilíbrio da dissociação do ácido acético se desloque para a esquerda, promovendo a formação de ácido acético não ionizado. Em decorrência disto a quantidade de íons H+ diminui na solução, pois parte do ácido acético se converte em sua forma não ionizada e o pH da solução aumenta, tornando-a menos ácida.

Nós usamos a reação com carbonato de cálcio para indicar a acidez relativa das três soluções. Ao reagirmos o carbonato de cálcio com um ácido, observamos a liberação de gás carbônico. 

Podemos ver que a reação com o ácido forte, o ácido clorídrico, é a mais intensa. Em seguida, temos a reação com o ácido acético na mesma concentração, que é visivelmente menos intensa. Por fim, a solução de ácido acético com acetato de sódio é a mais lenta, mostrando que esta é a menos ácida de todas. 

Finalmentes

Gostou do experimento? Compartilhe e mostre para seus colegas.

Procurando mais experimentos sobre equilíbrio químico? Temos vários:

Vai e vem das cores

Óculos escuros e reações reversíveis

O segredo do antiácido efervescente

Artigos relacionados

Deixe um Comentário