O volume molar é um conceito abordado no estudo da estequiometria e do mol. É o volume que 1 mol de qualquer gás ocupa em uma determinada condição de pressão e temperatura. Quando a temperatura é 0oC (273K) e a pressão é de 1 atmosfera (condições normais de temperatura e pressão, ou CNTP), este volume é de 22,4 litros. A IUPAC tem orientado para se usar condições um pouco diferentes, mudando o valor da pressão de 1 atmosfera para 100.000 pascal. Como 1 atm é 101.325 Pa, nessas novas condições (chamadas Condições Padrão de Pressão e Temperatura) a pressão é um pouco menor e o volume molar fica ligeiramente maior, 22,7 litros.
Independente do valor, é interessante conseguir visualizar esse volume e para isso montamos um cubo com o volume molar de um gás como um recurso para uso em sala de aula.
Faça o seu
Para montar o cubo, usamos canudinhos de plástico e peças feitas com o auxílio da impressão 3D. Usamos canudinhos mais rígidos, com um diâmetro interno de 4,4 mm. Como o comprimento dos canudinhos era menor que o necessário para a aresta do cubo, fizemos um conector que liga dois pedaços iguais do canudinho.
Assim, cortamos os canudos em pedaços de 13,5 cm. Imprimimos as peças em PLA, com a altura de camada de 0,2 mm.
Você pode fazer o download gratuito dos modelos 3D para imprimir as peças no Thingiverse.
Com as peças e os pedaços de canudo em mão, só temos que montar o cubo. Conectamos os pedaços cortados de canudo com os conectores de plástico, formando as arestas com o comprimento correto (28,7 cm). Juntamos as arestas com as peças de canto do cubo.
Usando em sala de aula
Finalmentes
Ter um apoio visual e que pode ser manipulado para trabalhar determinados conceitos pode ser muito importante, pois torna essas ideias menos abstratas.
Gostou deste recurso? Você sabia que professores de Belo Horizonte podem pegar recursos e kits de experimentos como este emprestados, sem nenhum custo? Entre em contato conosco e saiba mais.
1 comentário
[…] Visualizando o Volume Molar – um cubo com o volume de 1 mol de qualquer gás nas CNTP. […]